Vôo Piloto Piloto da Malaysia Airlines em Vôo 370 Deliberadamente, Painel '60 Minutos 'Diz
Um avião real da força aérea de Nova Zelândia P-3K2 Orion procura por voo faltando MH370 de Malaysian Airlines o 29 de março de 2014 sobre o Oceano Índico do sul.
Crédito: Jason Reed-Pool / Getty Images

Especialistas em aviação acreditam que sabem o que aconteceu com o voo MH370 da Malaysia Airlines, que desapareceu pouco depois de decolar em Pequim, em março de 2014, de acordo com um relatório da "60 Minutes Australia".
Mais de quatro anos depois que o avião desapareceu com 227 passageiros e 12 tripulantes a bordo, uma investigação feita por um painel de especialistas reunidos pelo noticiário concluiu que o desaparecimento era, com toda a probabilidade, o resultado de um ato deliberado do piloto, o capitão. Zaharie Ahmad Shah.
O relatório, conduzido por uma equipe independente de especialistas em aviação e apresentado no noticiário com muito drama, não tem peso oficial. Mas isso dá credibilidade à especulação que remonta a pelo menos 2016, quando ficou claro que Shah havia planejado deliberadamente o rumo inesperado do avião. Vôo 370: Fotos da Busca por Avião da Malásia desaparecido ]
De acordo com a CBS News , um especialista no painel usou dados de radar militares para reconstruir precisamente o caminho do avião. Ele descobriu que a aeronave contornava as bordas da Malásia e da Tailândia - uma tática eficaz para evitar deliberadamente a detecção de radares. Ele também descobriu que o Boeing 777 "provavelmente" abaixou sua asa sobre a cidade natal de Shah, Penang, no noroeste da Malásia, que o painel sugeriu que poderia ter sido para dar uma olhada pela janela.
"Ele estava se matando; infelizmente, ele estava matando todo mundo a bordo, e ele fez isso deliberadamente", disse Larry Vance, um dos membros do painel oficial, ao jornal "60 Minutes Australia".
O painel também concluiu, com base em evidências físicas recuperadas por investigadores oficiais, que o avião não atingiu a água em um mergulho agudo, como sugerido por relatórios anteriores, mas provavelmente controlado até o final, batendo longe da costa e fora da área de busca anterior.
Novamente, é importante reconhecer que as conclusões deste painel não têm qualquer peso oficial e que essas conclusões são inferências, não o conhecimento real das intenções de Shah. A família de Shah teria contestado a conclusão do painel, citando a necessidade de evidências diretas sobre a recuperação do avião.